Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Resenha crítica do livro "O sol é para todos" da escritora Harper Lee

há 7 anos

Resenha crtica do livro O sol para todos da escritora Harper Lee

A escritora americana ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961 por causa dessa obra. O livro O sol é para todos ficou em primeiro lugar na pesquisa na América do Norte, mas também é um dos preferidos dos advogados brasileiros, é considerado um clássico para quem trabalha na área do Direito.

Apesar de ser contado por uma criança o livro é crítico, e aborda as injustiças de um julgamento no tribunal do júri em que os jurados movidos pelo clamor público e pelo preconceito enraizado da região condenaram o acusado, um negro, pelo crime de estupro.

A história é sobre um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca na década de 1930 nos Estados Unidos. Por essa breve sinopse é possível perceber que o tema central da obra é o racismo e a injustiça social. A narradora da história é a filha do advogado, que percebe o contraste social e o preconceito do Sul dos EUA.

Por essa breve sinopse é possível perceber que o tema central da obra é o racismo e a injustiça social. A narradora da história é a filha do advogado, uma criança de menos de 10 anos que percebe o contraste social e o preconceito do Sul dos EUA. O negro fora acusado injustamente por estupro com uso de violência, crime este que poderia levá-lo à pena de morte. A sociedade da época, extremamente preconceituosa e racista, já o considerava culpado antes mesmo de acontecer o tribunal do júri. Como foi nos EUA o crime foi para júri. O acusado ficou preso até o julgamento e após os jurados o condenar retornou à cadeia, mesmo com a brilhante defesa de seu advogado, que acreditava fielmente em sua inocência. Assim, os jurados, movidos pelo clamor público e pelo preconceito enraizado da região, condenaram o acusado pelo crime de estupro.

O advogado Atticus o visita na prisão e diz que continuará com sua defesa para o Tribunal Superior e pedir sua liberdade ou um novo júri, porém não tinha como garantir as coisas. O advogado então pede calma ao acusado e diz que está fazendo o possível para sua libertação ocorrer, porém, não podia dar certeza das coisas, o que fez o acusado ficar desiludido e cansado. Tom Robson, desacreditado da "justiça", tenta fugir, e no momento da fuga, no pular o muro é morto a tiros por guardas da penitenciária.

A escritora ressalta no livro que os guardas não sabiam que Tom Robson era inocente, teriam atirado em qualquer outro fugitivo. Tom Robson era visto por todos da penitenciária como qualquer outro detento, ou seja, como culpado, como bandido, como estuprador, mesmo sendo inocente.

Se formos pensar no princípio da presunção de inocência a história se complica ainda mais pois não havia ocorrido o trânsito em julgado.

Alguns estudiosos do direito chegam a afirmar que na dúvida quanto aos indícios de autoria e materialidade não deveria sequer haver decisão de pronúncia.

No caso do livro houve uma desídia do Estado que tinha o dever de resguardar a vida do preso e cumprir com sua função, não apenas punitiva, mas também de trazê-lo de volta a sociedade, ressocializá-lo.

A autora do livro Harper Lee mostra a dificuldade dos filhos do advogado, duas crianças, de entenderem como pode um homem branco condenar um homem pela sua cor de pele tendo uma delas exclamado: será que elas não pensam que podiam ser elas no lugar dele?! Será que não pensam que poderiam também estar sofrendo esta injustiça? Onde está o erro meu pai?! Porque o promotor olha com desprezo para o réu com olhar acusatório? Porque os jurados que julgam e não o juiz? Seria o caso de termos mudanças legislativas? Levando os leitores a inúmeras reflexões. Os filhos do advogado assistem ao júri e torcem pela brilhante defesa do pai e almejam como o pai a inocência do acusado, o que os deixaram revoltados com a decisão dos jurados.

O livro, como já dito, é contado por uma criança, mas uma criança observadora, crítica e que não é preconceituosa nem racista e que acredita sim que o sol deve ser para todos.

Bom essa é uma resenha do livro "O sol é para todos" a fim de instigar as pessoas à leitura. Obs: A escritora americana ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961 por causa dessa obra. O livro, que ficou em primeiro lugar na pesquisa na América do Norte, é também um dos preferidos dos advogados brasileiros, considerado um clássico para quem trabalha na área do Direito.

Ana Paula D. Garcia

Sigam minha página no facebook. Com/advocaciaanapaulagarcia e deixem seus comentários para debates enriquecedores do assunto.

  • Sobre o autoradvogada
  • Publicações188
  • Seguidores206
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23448
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resenha-critica-do-livro-o-sol-e-para-todos-da-escritora-harper-lee/446164209

Informações relacionadas

Vitor Hugo Pilatti, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Resenha literária: O sol é para todos / To Kill a Mockingbird - da Escritora Harper Lee

Petição Inicial - TJSP - Ação Restabelecimento Auxílio-Doença Alternativamente de Aposentadoria por Invalidez com Pedido de Antecipação de Perícia e Tutela Urgência - Procedimento Comum Cível

Hionara Mércia, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Análise crítica da obra "O caso dos exploradores de cavernas" de Lon L. Fuller

Helder Sampaio Fernandes Rios, Advogado
Artigoshá 4 anos

Resenha do livro “Justiça: o que é fazer a coisa certa”

Elder Nogueira, Advogado
Notíciashá 6 anos

Veja alguns argumentos a favor ou contra a pena de morte no Brasil.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)